header-photo

Que venha o Beltane

Falando em Magica no ar, amanha é comemorado o Beltane no nosso Hemisfério. 

Beltane, significa “fogo sagrado” e é a celebração do começo do verão, da colheita, e a passagem da estação. Beltane é uma celebração em honra ao deus Sol Céltico Belenos, portanto uma festa Wicca. ;D 

No Beltane, é celebrado o grande amor que dá a vida a tudo. Por ser o nascimento da estação, representa a paixão entre o Deus e a Deusa e a sua fertilidade. Os druidas costumavam fazer rituais nas vésperas de maio (data diferente porque eles estavam no hemisfério norte) simbolizando a vinda da Luz do Sol até a Terra. Grandes fogueiras eram acesas com madeira das 9 árvores sagradas e cada vez que alguma pipocava, era um sinal do triunfo da luz sobre as trevas durante o próximo ano. 

Entre as tradições desta data esta o Maypole, aquele mastro cheio de fitas que aparece em muitas comemorações de São João. Cada fita representa um desejo que é trançado, o simbolismo é muito bacana e esta ligado a Deusa Tecelã. Esta Deusa ensina que a vida é feita pelas nossas mãos e que somos nós que criamos as nossas realidades.

Quem quiser se conectar a esta força pode se preparar e pular a fogueira duas vezes para obter boa fortuna, saúde e prosperidade. Quem quiser celebrar em tranquilidade pode fazer um piquenique com a família para se conectar com as forças da Natureza. E quem for mais mente aberta pode até colocar tiras de tecido em uma árvore fazendo um pedido ao Povo das Fadas. Uma tira na cor laranja representa prosperidade, rosa para amor, verde para abundância, amarela para cura e vermelha para proteção. 



Bom Beltane!

3 comentários:

Carol Durce disse...

Que fofo, vc tem um blog e eu nem sabia, mas sabia o que é Beltane!!!
Lálálá!

Lívia Carrera disse...

ei, so pode colocar fitinhas na arvore no dia?? hehe

Pedro Paulo disse...

com a intenção pura no coração vc pode entrar em contato com o povo das fadas quando desejar. Beltane é só um dia especial pra fazer isso.