header-photo

É tudo a mesma coisa



"muen muen kan, tae taek tang"

Tudo é igual. Igual, porem diferente.

Esta é uma expressão que demostra como os Tailandeses vêem o mundo. Talvez por esse motivo a Tailândia foi um dos poucos países que não sofreu a barbárie da colonização. Assim como o Japão, a Tailândia passou por um processo de ocidentalização durante o seculo 19, se modernizando sem perder os seus valores. Não é a toa que o seu modo de vida e sua fenomenal diplomacia os fizeram ser conhecidos hoje como  a "Terra dos Sorrisos".  

Mas essa mesma expressão compartilha o modo de ver dos aspectos culturais. Como muitos sabem, o Oriente foi o berço de diversas escolas filosóficas e religiosas e muitas vezes essas tradições parecem entrar em choque umas com as outros. Não é de se assustar. Numa época sem internet e livre trafego de informação ficava meio difícil a assimilação e compartilhamento de conhecimento.

Porque motivo temos que escolher apenas uma coisa como certa? Essa linha de pensamento já motivou tantas coisas sem sentido. Segregação, fanatismo, intolerância... tudo que impossibilitou o verdadeiro desenvolvimento da Humanidade.

Na Thai massage vários conceitos energéticos foram incorporados. Os Chakras, os Nadiis, o Qi (ou Ki) e até mesmo o conceito do Yin e Yang. Nos próximos posts irei falar um pouco sobre cada um desses conceitos e mostrar como cada um deles pode adicionar alguma coisa positiva na sua vida.

pra finalizar...

"A VERDADE É UMA,
OS CAMINHOS SÃO MUITOS"

- Sri Swami Satchidananda

0 comentários: