header-photo

Chakras: Os Vortices de Energia

Todo o corpo físico em um plano mais sutil apresenta campos energéticos ou centros de consciência, estes campos de energia são chamados nos textos tradicionais de tantra como Chakras (que significa "roda"), ou Padma (que significa "lótus"). Estes textos, os Upanishads, escritos entre os seculos 7 e 8 AC, revelam a existência de 4 ou 5 chakras. Os Chakras estariam ligados aos 5 elementos: terra, agua, fogo, ar e espaço. A energia sutil que passa pela espiral é chamada Kundalini no Shaktismo e Tumo no Tantra Budista Tibetano.

Os sistemas mais comuns de hoje dizem que existem 7 vórtices de energia principais em nosso corpo. Estes vórtices de energia são os lugares onde os canais Nadis se cruzam e criam uma espiral de energia. Alem destes 7, segundo o movimento New Age, existem milhares de outros chakras menores espalhados em nossas mãos, pés, joelhos, nuca, etc...

Especulações e ensinamentos sobre os Chakras aconteceram independentemente em diversas religiões e doutrinas na India, China e no Ocidente. Embora elas tenham alguns pontos em comum, um grande numero de detalhes são um pouco diferentes dependendo do desenvolvimento do assunto. Exemplo disso é que na corrente ocidental, os chakras podem ser percebidos através da Clarividencia (do francês "visão clara"). Este conceito é bem diferente do Tantra. No Tantra, especialmente no Tibetano, o yogi cria os chakras através de exercícios mentais de visualização.
Os chakras são associados a cores, sons, Elementos, estados de consciência, emoções, características da personalidade, gemas, planetas e até mesmo dietas.

Muitos autores tentam explicar o conceito de chakra de formas diferentes, passando de ideias esotéricas para fatos extremamente racionais. Os esotéricos radicais, que acreditam nos Chakras, dizem que a incapacidade da ciência medica ocidental em encontrar esses centros de energia se dá pela falta de tecnologia para medir esse tipo de força. Por esse motivo, os Céticos fundamentalistas costumam dizer que a não existencia de uma comprovação cientifica não os obriga a acreditar na existência das tais rodas de energia.

No entanto, antes de existir maquina de raio-x ou enciclopédia de anatomia os indianos sabiam empiricamente (clarividência? Chute?) da existência desses pontos. E o mais bacana é, por acaso, eles estão posicionados perto de glândulas do sistema endócrino. Quem se lembra das aulas de biologia sabe que essas glândulas, que também são chamadas de glândulas de secreção internas, produzem os hormônios que são distribuídos pela corrente sanguínea. Estes hormônios controlam a ordem e a harmonia do organismo e estão ligados a resposta de situações de fome, stress, etc. Coincidência ou não, todas as correntes afirmam que o fluxo correto nos Chakras esta fortemente ligado a ordem e harmonia do corpo físico.

Logo temos um sistema que percebe que as interações físicas do nosso corpo podem ser manipuladas através de nossa força de vontade, sensibilidade e treino. Um sistema em que existem focos e receptores de energia/consciência que permitem ao individuo captar e assimilar uma espécie de energia universal que pode ser manipulada para o bem estar pessoal. E o mais importante de tudo... de graça.

Os chakras são bastante sensíveis. Quando falamos que precisamos ir a lugares ermos, tomar um banho de cachoeira é um reflexo inconsciente disto. A tendencia da vida na cidade é fazer estes campos vibratorios sofrerem constantemente obstrução e fissuras, ficando desalinhados e perdendo vibração, favorecendo o aparecimento de doenças físicas e emocionais. Quando visitamos cachoeiras e lugares de "tirar o folego" a tendencia é que estes campos energeticos expandam naturalmente.

É possível sentir a força dos chakras colocando as suas mãos sobre eles. Eles podem ser percebidos tanto a frente do corpo quanto nas costas. Você pode sentir um pequeno formigamento, uma mudança de temperatura ou até mesmo uma pequena pressão. Esta habilidade pode ser desenvolvida através de meditação, Tai Chi (minha primeira experiencia foi com Tai Chi), Yoga e Reiki.

Na Massagem Thai Tradicional, os pés são as primeiras partes a serem trabalhadas. De acordo com a teoria dos chakras, os pés, as mãos e o perinio estão conectados ao Chakra Raiz. Ao manipular estes pontos, a energia estagnada é desbloqueada e pode fluir mais facilmente pelo corpo. Na medicina ocidental isto é chamado de "aumento na circulação".

0 comentários: