header-photo

Manipura (Chacra do Plexo Solar)


Terceiro centro yogi de consciência. O Manipura esta localizado a dois dedos acima do umbigo, no plexo solar. O significado da palavra Manipura é Cidade da Jóia. No Budismo Tibetano ele é chamado "Roda da Emanação", e é linkado com o Nirmanakaya ou a manifestação do corpo físico. Seu elemento é o Fogo. Este Chakra esta relacionado aos sentimentos, emoções e percepções, as reunindo e as distribuindo por todo o corpo. O Manipura influi sobre o auto-estima e todas as energias emocionais que passam por ele, por isso é considerado o nosso Centro Telepático ou Cérebro de Emoções. A pessoa que tem o Plexo Solar desenvolvido terá maior sensibilidade para perceber as intenções dos outros, sejam boas ou ruins. Também esta ligado a nossa Concentração e nossas formas de pensamento. A sua cor é Amarelo.

Existem mantras para libertar e desenvolver este chakra. Ele tem a capacidade de mandar parte da sua energia para todos os outros e é um grande acumulador da energia natural do Sol. Também existe um exercício especial de meditação e visualização deste chakra que traz benefícios incalculáveis.

O Manipura tem dez pétalas (ou 64 no Budismo Tibetano) de cores escuras, indo do verde ao azul. Os seus Vrittis são a ignorância espiritual, a sede, o ciumes, a traição, a vergonha, o medo, o nojo, a desilusão, a tolice e a tristeza. Estes turbilhões de sentimentos que costumam aparecer, devem ser transmutados para receber as graças da Kundalini, a deixando fluir pelo Chakra Manipura.

O desenvolvimento deste Chacra permite um acesso maior ao poder intuitivo e até mesmo a telepatia. A Transferencia ou Telepatia não tem nada a ver com os mitos que costumamos nos deparar. Não tem nada a ver com invasão de mentes para roubar informações ou gente fazendo cara de quem esta com vontade de ir no banheiro. Tentar invadir a privacidade alheia não vai trazer muitos frutos alem de uma dor de cabeça. Telepatia segue os mesmos passos da meditação e é necessário esvaziar a cabeça para ter algum sucesso. A comunicação é feita a partir de "blocos de sentimentos" e é uma linguagem bem diferente da que conhecemos hoje, mas que já foi comum para nossos ancestrais, segundo yogis e misticos em geral e até o Bíblia (alguem se lembra da Torre de Babel e a confusão das línguas?).

Quando este chakra apresenta um funcionamento insatisfatório, o indivíduo tende a ficarpreso por um sentimento de impotência, submissão, dificuldade de impor limites, medo do fracasso, covardia, vergonha, Ego inflado, ansiedade, tensão, presunção e insegurança.
O Manipura rege principalmente o pâncreas, o fígado, o estômago, vesícula biliar, baço, o sistema digestivo, sistema nervoso vegetativo e parte inferior das costas.

Por ser o primeiro após o reino da agressividade instintiva dos primeiros Chacras, o Manipura tem o objetivo de despertar o individuo alem de suas necessidades materiais.
Quando trabalhamos apenas com os Chacras anteriores (e a maioria de nós fica por la mesmo), nos acostumamos a agir pelos nossos instintos. Somos rápidos a retaliar, a ferir os sentimentos dos outros e a dominar-los (por temermos a nossa própria derrota). Sucesso e Fracasso são os motivadores e consequentemente os focos do sofrimento. O despertar do Manipura é a força de vontade necessária para superar as regras do jogo e entender o que se esconde por trás dele. Ganhar ou perder não são mais o foco da sua percepção. O individuo agora deseja se libertar para explorar os aspectos mais elevados da sua psique. O Manipura é a força que da a motivação e disciplina para quem quer conhecer a si mesmo.

0 comentários: