header-photo

Svadhishthana (Chacra Sacral)


Este é o segundo Centro Yogi de Consciência do nosso corpo. Svadhishthana está localizado a quatro dedos abaixo do umbigo. A palavra Svadhishthana vem do sânscrito, "sva" que significa ser e "adhishthana" base ou bem posicionado. Seu elemento é a Agua. A sua função é reger a sensualidade, o erotismo, a sexualidade e a criatividade. Esta ligado ao bom desempenho dos órgãos sexuais. Sua cor quando o individuo esta cheio de desejos sexuais é vermelho escuro, a sua cor pode chegar do alaranjado ao amarelado naqueles que transcendem estes desejos (na corrente tibetana a cor deste Chacra é branca). Por estar ligado ao elemento Agua ele influi em todo o líquido do corpo físico: as lágrimas, o sangue, os sucos digestivos, o semem e a menstruação. Os ensinamentos indianos estão cheios de exercícios para aumentar e transmutar a energia sexual em energia criativa, elevando a consciência do individuo.

O simbolismo das suas 6 pétalas é muito interessante. Elas são as vrittis (ou tendencias que despertam naturalmente sem a nossa consciência) Afeição, a falta de Misericórdia, o Sadismo, a Credulidade, o Desdem e a Desconfiança. As suas pétalas simbolizam o despertar da Kundalini no chacra, que transcende estes sentimentos e permite o total controle sobre o desejo e a luxuria, indo alem da atração e repulsa, se tornando consciente que estas polaridades fazem parte do nosso Ser Supremo. Este é um processo psicológico de reintegração, onde os pontos de conflito levam a unidade e a restabelecimento do Ser.

Quando este Chacra esta um pouco desperto, o indivíduo passa a recordar suas viagens astrais, ainda que só parcialmente (a famosa sensação de voar nos sonhos). Quando é totalmente desperto, então o indivíduo passa a realizar viagens astrais conscientemente.

O desiquilíbrio do Chacra Sacral se manifesta na forma de impulsos sexuais exagerados ou fracos, incapacidade de atingir o orgasmo, problemas de ereção, problemas de relacionamento, repressão, sentimento de culpa, sensibilidade excessiva, cansaço e exaustão.

Este Chacra esta ligado as gônodas, próstata, os testículos, ovários e os rins. Ele esta fortemente relacionado a Próstata. Esta glândula está localizada logo abaixo da virilha e a sua função é secretar substâncias alcalinas que neutralizam a acidez da urina e ativam os espermatozóides.

Estes dois Chacras fazem parte do núcleo instintivo do ser humano, algumas linhas os ligam a parte primitiva reptiliana do cérebro humano.


0 comentários: