header-photo

Ajna (o terceiro olho)


"Penetraste pelos chacras que tem diversas pétalas -quatro, seis, dez, doze e dezesseis- contempla então o centro Ajna com suas duas pétalas. Chegastes verdadeiramente as pés sagrados Daquele que não tem tempo ou causa"
-Tirumantiram 1704


Este é o sexto centro de consciência yogi. O Ajna esta localizado entre as sobrancelhas. Ajna significa "comandar". Este chacra esta relacionado com as faculdades da superconsciência, da percepção, do discernimento, da intuição, da imaginação, e do conhecimento. A pessoa com o Ajna desenvolvido tem acesso a sabedoria divina, que vem naturalmente, sem precisar aprender com ninguém. É o despertar do mestre interior; é o pleno domínio da Consciência.

Para desenvolver o Ajna existem alguns exercícios, entre eles o Trataka, o olhar fixo no infinito; o Shambhavi Mudra, olhar fixo para o espaço entre as sobrancelhas; e Pranaiama. Elevar a vibração deste chacra permite o acesso a poderes de clarividência e psicometria.

O Ajna é dividido em duas grandes partes, cada uma com 48 ondulações ou pétalas, no total de 96. O seu valor simbólico é muito interessante. Dizem que uma de suas partes esta virada para baixo e é relacionada a capacidade de olhar para as sete talas (esferas de consciência ou planos de existência) abaixo do muladhara e a outra parte do Ajna seria capaz de perceber tudo acima do sahasrara. Este chacra pode "ver" ambos os mundos, ele é o ponto de conexão, unificando os aspectos mais altos da consciência com os mais baixos.

Quando este chakra tem um desenvolvimento insatisfatório isto pode se manifestar no excesso do intelectualismo, frieza emocional, dificuldade para ver as coisas como elas são, orgulho excessivo, fuga da realidade, excesso de religiosidade, problemas de concentração, etc.

O Ajna rege a glândula pituitária ou hipófise que tem função coordenadora de todasas outras glândulas endócrinas.

Nos ensinamentos indianos não era recomendado tentar desenvolver este vórtice prematuramente. O individuo pode ainda não ter as habilidades para controlar a sua força, tendo visões incompreenciveis que se tornarão barreiras e ilusões para o Ego e que inevitavelmente poderiam lhe afastar do caminho.

3 comentários:

Cissa Paranaguá disse...

Me indica uns livros legais sobre o assunto???

Unknown disse...

Quando aumento a concentração em um filme por exemplo, sempre acaba aparecendo um ponto vermelho entre as sombrancelhas que leva dias pra voltar ao normal. Será que tem algo errado comigo ?

Unknown disse...

Ótimo