header-photo

Vishuddha (Vishuddhi, Nirmala-Padma ou Chacra Laríngeo)

Quinto centro de consciência yogue. O Vishuddha, ou "o purificador", se encontra na área do pescoço. Seu elemento é o Éter. Ele esta relacionado ao processo de comunicação, expressão verbal e a purificação do corpo, eliminando os venenos provenientes do exterior, sendoassociado ao discernimento entre o certo e o errado.

O exercício mais conhecido para ativar este chacra é o jalandhara bandha, um movimento que trava o pescoço um pouquinho para trás. Alem do jalandhara bandha existem alguns asanas de yoga e exercícios de pranaiama com o mesmo objetivo. Elevar a vibração deste chacra permite a Clariaudiência, que é a faculdade da audição em outros planos ou dimensões. Por ter a qualidade de purificação, quando aberto o Vishuddha tem o poder de transformar experiencias negativas em sabedoria e aprendizado.

Este chacra tem dezesseis pétalas de cor azul com um tom prateado brilhante. Os seus Vrittis são todos mantras. A glândula associada a este chacra é a tireóide e paratireóide queregulam o metabolismo do corpo, tem função antitóxicas e maturação.

Quando o Vishuddha tem um funcionamento insatisfatório a pessoa tem dificuldade para se expressar, de falar sobre si mesmo, expressar opiniões e ideias, clareza, mentiras e sentimentos reprimidos na região da garganta ou "engasgados".

0 comentários: