header-photo

Chi Nei Tsang

Outro método terapêutico que aprendi aqui em Alto Paraíso foi o Chi Nei Tsang. O Chi Nei Tsang é um tipo milenar de massagem dos órgãos internos com a energia Chi. Esta modalidade teve origem nas montanhas da Antiga China taoísta. Os monges que a desenvolveram procuravam uma maneira para desintoxicar, fortalecer e refinar seus corpos para poderem realizar praticas espirituais que requiriam mais energia. Ela integra os aspectos físicos, mentais, emocionais e espirituais do Ser. O Chi Nei Tsang vai até a origem dos problemas de saúde e suas origens psicosomaticas.

Chi Nei Tsang significa "trabalhando com a energia dos órgãos internos" ou "Transformação do Chi dos órgãos internos". Ele usa os mesmo princípios do Kung-Fu e do Tai-Chi-Chuan. O Chi Nei Tsang é uma forma aplicada de Chi Kung.

A tecnica esta baseada em um processo para eliminar, liberar os "ventos negativos" e restabelecer o fluxo saudável de energia vital. Os taoístas chamavam as energias internas e externas que afetavam a saúde de maneira positiva e negativa de "ventos". A noção de positivo ou negativo era apenas a circulação adequada de energia ou não.


Assim como outras culturas antigas como os Indianos, os Egípcios e os Nativos da América do Norte, os taoístas antigos sabiam da existência das energias sagradas das quatro direções cardeais: norte, sul, leste, oeste e a energia fundamental da própria Terra, que os taoístas antigos chamavam de energia ou "ventos da criação".




Essa energia está em toda a parte, coexistem e nos envolve, e pode ser atraída para o corpo através de meditações e outros exercícios. Ela pode ser sugada da atmosfera e utilizada para nos sentirmos mais saudáveis, fisicamente e espiritualmente. Os "ventos negativos" nada mais são do que a raiva, tristeza, medo e todas as energias negativas que pela sua intensidade e por não terem sido trabalhados corretamente cristalizam e dificultam o transito de Chi no organismo.


O Chi Nei Tsang trata com movimentos circulares as energias que estão estagnadas no ventre. Esta é uma técnica que foi base da medicina tradicional oriental, ela usa o conceito de alimentação e retroalimentação do Tao. O objetivo é dar as condições de equilíbrio na cadeia de forças, promovendo a desintoxicação e o fortalecimento das funções físicas, emocionais e espirituais.


0 comentários: