header-photo

A fotografia Kirlian

A eletrografia ou fotografia Kirlian é uma técnica na qual objetos, vivos ou não, são fotografados na presença de um campo elétrico de alta frequência, alta voltagem e baixa amperagem. Essa técnica foi descoberta por Semyon Davidovitch Kirlian.  

Assim como Burr, ambos estudaram os mesmos campos elétricos. Porem, Kirlian usava técnicas eletrográficas que transformavam os dados que Burr analisava com o uso de voltímetros em representações visuais. 

A eletrografia se baseia nas observações de um fenômeno conhecido como descarga em corona. A coroa é resultado dos rastros de descarga de elétrons, que viajam do corpo em questão para a placa fotográfica. 

Um time de físicos e psicólogos da Universidade de Drexel passaram alguns anos estudando o efeito Kirlian. Embora o resultado da pesquisa não tenha sido conclusivo, não ouve nenhuma evidencia de atividades paranormais no estudo. Foram descobertos 25 fatores diferentes que podem afetar as imagens, como temperatura, umidade, micro ambiente local, pressão, etc... a maioria relacionados ao que disse antes, umidade. 

O efeito mais fantástico descoberto pela fotografia Kirlian é o "Efeito Folha Fantasma". O efeito acontece quando um terço de uma folha é cortado e destruído. Em seguida, o restante da folha é fotografado e o resultado é uma foto da folha inteira. A porção amputada ainda aparece mesmo depois do fragmento ser fisicamente destruído e o mais incrível é que a foto registra os dois lados da folha. Seria o mesmo que tirar a foto da sua mão e ver as digitais de um lado e as unhas do outro.

Keith Wagner, um pesquisador da Universidade Estadual da Califórnia, parece ter conseguido refutar o fator da umidade. Este era o maior argumento usado por aqueles quem criticavam o "Efeito Folha Fantasma". Wagner demostrou que o efeito ainda podia ser fotografado mesmo se fosse colocada um bloco de lucite onde a porção-fantasma estava localizada.

As imagens da fotografia Kirlian são geralmente associadas a "aura". Na literatura esotérica esse campo de energia que envolve o os sistemas vivos é chamado de "corpo etérico". O corpo etérico é um dos muitos corpos que contribuem com a expressão final da forma humana.

Acreditando ou não este é um video que mostra algumas imagens criadas usando o método Kirlian. Enjoy!

0 comentários: