header-photo

Ioga e terapia serão usadas para prevenir doenças mentais

Por que será?

Técnicas como a ioga e a terapia cognitivo-comportamental serão testadas pela primeira vez em crianças brasileiras como forma de prevenir doenças mentais no futuro. A novidade faz parte de um instituto recém-criado, que envolve 11 universidades e que pretende desenvolver ações para detectar e tratar na infância transtornos psiquiátricos que só são diagnosticados na vida adulta.

...

Intervenção precoce 

A partir do estudo, crianças que já apresentem sintomas sugestivos de transtornos serão acompanhadas pelo instituto. "A ideia é intervir antes de a doença aparecer. Testaremos, em estudos controlados, várias intervenções para verificar se elas podem impedir a progressão da doença", explica o psiquiatra Eurípedes Constantino Miguel, professor da Faculdade de Medicina da USP e coordenador do instituto. 

Entre elas estão a terapia cognitivo-comportamental, com ênfase no treinamento de pais, e a kundalini ioga, prática que já vem sendo utilizada na psiquiatria e na oncologia como forma de diminuir sintomas como ansiedade e medo."

Fonte: Folha Online

0 comentários: