header-photo

Física Quântica


Física Quântica pode nos dar um gostinho da realidade espiritual? A ciência realmente pode mostrar o que esta velado?

Aqui, nesta reportagem da BBC, cinco dos mais promenientes físicos da atualidade refletem sobre esse tema. Cada um com um ponto de vista diferente tendo a incerteza como o único ponto em comum. Exatamente como o Principio da Incerteza de Heisenberg.  =D

O ateísta percebe a "fria impersonalidade" do universo. Milhões de anos luz de vazio  estão acima de qualquer pretenso significado humano. Para o cético,é bom não ter opiniões formadas sobre o universo quântico é importante ser humilde frente aos mistérios que a física nos apresenta. 

1+1 continuaria sendo igual a dois se não tivéssemos aqui? E se não tivéssemos pensado sobre isso? E seria igual se o universo não existisse? O platonista acredita que existe um universo de ideias abstratas que vai alem da realidade física.

Para o crente, ciência e religião são totalmente compatíveis. A física mostra um universo que é ao mesmo tempo flexível e sutil e se você deseja compreender o significado é necessário ir alem do que a ciência tem a oferecer até agora, e segundo ele, a religião é o melhor modelo.

E se o universo estivesse apenas tentando se perceber? Esta é a visão do Panteísta, que acredita que o cosmos em sua totalidade é a face de Deus.

Pontos de vistas interessantes. Eu pessoalmente acredito que a resposta se encontra em um pouco de cada coisa que foi dita. De qualquer forma, é uma coisa para ficar pensando por algumas horas! =D

0 comentários: