header-photo

Kuan Yin


Os nossos ancestrais nutriam um mito universal de que todos os seres eram provenientes do útero de uma Mãe Cósmica. Na Índia, essa Mãe era chamada de Kali-Maya, a Mãe Informe, na Babilonia recebeu depois o nome de Tiamat, Temut no Egito, e assim adiante. O nome chinês dado à Mãe Primordial é Nu Kua.

No I-Ching, os oito trigramas e os sessenta e quatro hexagramas são denominados por kua, assim como a Mãe Primordial. O Trigrama do Campo, chamado de Kun é o ovário que da luz a todas as coisas e a sua representação dentro da família é a mãe. 

Na mitologia chinesa, Kuan Yin é conhecida como a Deusa da Compaixão, da Misericórdia e a Salvadora Compassiva do Leste. Ela aos poucos foi substituindo todas as divindades dos panteões orientais e por toda a Asia ela cultuada atravez de diversos nomes em diversas tradições. Guānshì Yīn, Kwun Yum, Koan-im, Gwan-eum, Chrenzig, Avalokitesvara, etc...

O nome Kuan Yin é geralmente traduzido como "Aquela que atende as preces" ou "Aquela que ouve os lamentos do mundo". Segundo a lenda, Kuan Yin estava para transcender e encontrar a suprema iluminação, porém parou no limiar ao ouvir os gritos do mundo. 

A iconografia de Kuan Yin é representada de muitas maneiras, cada uma revelando um aspecto único de sua misericórdia. Ela é retratada freqüentemente como uma mulher bela em um esvoaçante manto branco, carregando em sua mão esquerda um lótus branco, símbolo de pureza. Seus ornamentos simbolizam suas realizações como bodhisattva, ou as vezes, é até representada sem ornamento algum, como um sinal de virtude. 



Como Avalokiteshvara, ela é descrita com mil braços e onze cabeças, e às vezes, com um olho na palma de cada mão. Ela é chamada "bodhisattva de mil braços, de mil olhos". Uma de suas lendas diz que ao ter jurado nunca descansar até que todos os seres cientes estivessem livres do Samsara. Ela percebeu que seria uma tremenda tarefa, visto a quantidade de seres infelizes que precisavam ser salvos. Amitabha Buddha, ao ver a sua preocupação a presenteou com onze cabeças para que ela pudesse escutar e compreender os lamentos daqueles que sofriam. Avalokitesvara, ao tentar ir ao encontro de todos aqueles que sofriam viu que seus braços não seriam suficientes, então Amitabha intercedeu outra vez e lhe ofereceu mil braços. Nessa forma ela representa a mãe onipresente, olhando simultaneamente em todas as direções, sentindo as aflições da humanidade e estendendo seus muitos braços para aliviá-las com expressões infinitas de sua misericórdia.

Outra lenda, associa Kuan Yin com a Tara Budista. Após muito ter trabalhado em favor da humanidade, Kuan Yin percebeu que ainda restava muitos seres sofrendo. Ele começou a chorar e do poço formado por suas lágrimas surgiu uma lótus e acima dela surgiu a Tara, dizendo"Não se preocupe. Eu lhe ajudarei.". 

Kuan Yin é uma mediadora divina. Há uma confiança na graça salvadora e poderes curadores de Kuan Yin. Ela é uma das divindades que auxiliam os trabalhos de cura da massagem sagrada budista. Muitos acreditam que até mesmo a mera invocação de seu nome a traz imediatamente ao lugar do chamado. 



Que Kuan Yin sempre interceda por você. =)

0 comentários: