header-photo

Paradigmas, Meta Realidade, Relativismo, Magia do Caos e outras mentiras...

Magia do Caos soa a mistério.

Talvez por esse motivo podemos presumir que quem inventou esse termo o fez de proposito. Quando Gerard Gardner reconstruiu o paganismo europeu nos anos 50 ele também o chamou de feitiçaria ou bruxaria. Acho que ele também teve o senso de humor de ter feito isso propositalmente, afinal, esse termo nunca foi visto como uma coisa boa para a maioria da população e acaba deixando no ar um toque de "proibido" e de "segredo" que atrai as pessoas que estão preparadas para essa jornada interior.

O interessante sobre este assunto é que a o conjunto de crenças da Magia do Caos zomba de qualquer definição, ela é altamente pessoal e experimental. Tentar descrever o Caos é como tentar descrever o Tao, "Aquilo que é descrito não é o Sagrado Tao". A sua natureza eclética parece ser a única coisa que a define, e muitas pessoas se surpreendem ao descobrir que na verdade aquelas "coisas" que eles faziam tinha um nome. Se existe um objetivo ele é sempre é integrar conceitos a sua vida apartir do seu inconsciente e trabalhar a sua vontade.

Para seus Praticantes existe uma atenção especial em volta dos eventos aleatórios e relativistas da vida, do universo e tudo mais. A realidade não é determinista, isso quer dizer que cada ser consciente cria a sua própria realidade apartir da sua interação e participação dentro do universo. Estamos a merce de um mundo quântico de incerteza. E a realidade de verdade não pode ser descrita por nenhum modelo inventado até hoje.

Hoje o mundo tende a interpretar o caos como um sinonimo de desordem ou algo que atrapalha o desenvolvimento. Mas a ordem e a desordem fazem parte e são manifestações do Caos Primordial. Na matemática existe um conceito chamado "Atratores Estranhos", no qual diz que existe certa coerência matemática que tende a se manifestar em sistemas turbulentos. Como matemática nunca foi a minha praia, me contento em apenas apreciar essa coincidência dentro do pensamento abstrato. Mas o interessante é que essa mesma interação pode ser percebida tanto não pensamento abstrato, quanto na natureza, em interações sociais e até mesmo em conceitos ocultos.

Sobre essa ótica, todo o sistema oculto, por mais exótico e diferente que seja, tem praticas, conceitos e formulas que estranhamente vão fazer que se manifestem "Atratores Estranhos" que são assustadoramente similares uns aos outros.

Em outras palavras, esses "Atratores Estranhos" seriam projeções da consciência, chacras, interações com inteligencias não-físicas (fantasmas, deuses, anjos, alienígenas). Coisas que de uma forma ou outra sempre aparecem, seja qual for o sistema de crenças ou técnicas.  

Mas o que é Magia? 

Essa palavra desperta muitas reações. Para alguns, ela é uma sensação de mistério da infância, de historias e contos de fadas. Ela evoca a crença nas infinitas possibilidades de um desejo inocente. Muitos acabam pensando que isso não passa de um faz-de-conta ou uma fantasia, associam ao ilusionismo e aos truques de salão. Magia se tornou um miscelânea de crendices e superstições. Ela nunca foi digerida direito pela nossa sociedade, principalmente, pela ignorância que foi espalhada durante a Idade Média, época onde apenas alguns tinham o direito de ser eruditos. Mas uma nova aurora nasceu apartir do seculo 19, diversos intelectuais brotaram na Europa, e praticamente, fizeram renascer este conceito ao observar a antiga sabedoria do passado. Todas as culturas antigas tem uma forma de magia como parte de sua sociedade ou caminho espiritual.

Basicamente, magia, como os antigos viam, é o poder da intenção. Quando usamos a intenção, criamos mudanças na nossa realidade. Bem parecido com a filosofia de Auto-Ajuda, né? Será que este é a forma de magia que a nossa sociedade pós-moderna escolheu? 

Magia basicamente tem o poder de afetar a nossa realidade interior, provocando mudanças de paradigmas e transmutando o Ser. Alguns atos ritualísticos tem o poder de fazer coisas acontecerem exteriormente, embora esses acontecimentos, na maioria das vezes, sejam chamados de coincidências.

Quando começamos, estamos sempre mais inclinados a acreditar na coincidência. Assim como que alguem que começa a prestar atenção em detalhes e nuances que sempre estiveram la mas nunca chamaram muita atenção. Você começa a acreditar que as praticas apenas estão te deixando mais atento a fatores que podem concretizar a sua vontade. Entretanto depois de diversas experiencias estranhas, se descobre que existe alguma coisa de real nesse papo. A teoria é simples: Você envia a sua intenção para o universo, e aqueles que podem respondem a ela.

Por isso o pensamento magico é uma coisa tão poderosa, perigosa e cheio de potencial. Na Magia do Caos é ensinado que a única regra é que não existem regras, existe apenas o que serve para você. Paradoxal, né? Tudo no Caos tem o gosto do paradoxo. Bem, isso não deve ser compreendido como uma máxima com conotações morais. Lembrando que como toda ferramenta, ela é amoral. Quem relaciona valores é você mesmo, mesmo que no ideal, valores não devem ser atribuídos a nada. O  perigo que se esconde por trás da porta dos desavisados é outro.

Peça e lhe sera concedido.

Você realmente esta preparado para saber certas coisas? Você realmente esta preparado para ter certas coisas? Você realmente esta preparado para viver certas coisas? De onde a vem a vontade? Qual a fonte do desejo? 

Muitas pessoas se perdem por aqui. Se esquecem que o universo adora conservar energia. Que a agua corre montanha abaixo e não a montanha acima. ;)

0 comentários: