header-photo

Wu xing: Os cinco elementos

O wu xing é um sistema dentro do Taoísmo que descreve todos os fenômenos como um ciclo de processos ou fases que passam pelos cinco elementos Madeira, Fogo, Terra, Metal e Agua. Esse paradigma é tão bem explorado pela cultura tradicional chinesa que pode ser encontrado no Feng Shui, na astrologia, na medicina, musica, estrategia militar e até mesmo em artes marciais. Para o Taoísmo essa é a natureza do Universo, o Macrocosmos e o Microcosmos, aquilo que esta acima e o que esta em baixo. Todos esses processos vão se refletir interiormente ou exteriormente.

Associado com cada fase existe uma correspondencia entre cores, estações e até formas que interagem entre si. A direção que a energia flui de uma fase para outra, ou o ciclo, é descrito como produtivo, controlador, destrutivo ou exaustivo. O conhecimento desse tipo de intereção é o que permite a manipulação da energia de um modo benéfico para cada individuo seja no Chi Nei Tsang ou no Feng Shui.

Ok, mas como esse processo funciona e qual o simbolismo dele? O caminho do processo é simples. A Madeira cresce da Agua e gera o Fogo. O Fogo cresce da Madeira e gera a Terra. A Terra cresce do Fogo e gera o Metal. O Metal cresce da Terra e gera a Agua. A Agua cresce da Terra e gera a Madeira. 

Legal né? Mas para não faltar assunto aqui no blog acho que vou escrever sobre o simbolismo e significado de cada um dos elementos mais para frente. ;D

0 comentários: