header-photo

Plantas Amigas

SÁLVIA

Existem 900 especies de Sálvia em todo o mundo. Todas exercem uma admiração pelas suas propriedades. A origem de seu nome vem do latim "Salvare", exatamente como o historiador romano Plínio, o velho, cantava as suas virtudes. Os Romanos a colhiam com muito cuidado e a consideravam uma "herba sacra", conduzindo muitos dos seus rituais na época de colheita da Sálvia. As mulheres romanas que não tinham acesso a cosméticos caros costumavam usar a sálvia. Na China Antiga, esta planta era tão valiosa que chegavam a trocar três caixas de chá por uma folha de Sálvia. 

Em 1630, uma praga devastou a cidade de Toulouse na França. Quatro ladrões começaram a saquear impunemente os locais infestados pela peste sem contrair a doença. Logo os rumores se espalharam de seus feitos. Era um mistério o porque eles milagrosamente não ficavam doentes enquanto todos sofriam com a peste. Quando foram finalmente aprisionados, lhes foi dada a chance de trocar a sentença de morte pelo segredo que lhes mantinha vivos. O elixir que foi revelado ficou conhecido desde então como o "vinagre dos 4 ladrões". A receita do elixir? Alecrim, Sálvia, Hortelã e Arruda numa solução de vinagre.

“Quem pode adoecer quando se possui um pé de sálvia plantado na horta?”, não é a toa que este ditado já corria pela Europa, China e Pérsia. Esta planta possui ação digestiva, diurética, estimulante, tônica, É indicada para combater o cansaço nervoso, a depressão e o esgotamento. É usada também, desda Antiguidade, para clarear os dentes. Mas poucos sabem que tem a capacidade de escurecer os fios de cabelos, podendo ser utilizada em tônico e shampoos.

Também lhe é atribuído o poder de romper encantamentos, mau-olhado, afastar energias intrusas e maus espíritos. A Sálvia Branca (salvia apiana) é utilizada pelos nativos norte-americanos para purificar locais sagrados. No Mexico, os curandeiros dos índios Mazatecas usam a Salvia Divinorum em diferentes rituais. A planta é usada sobretudo quando os xamãs sentem a necessidade de descobrir a causa da doença de um paciente no mundo sobrenatural. Sálvia é a planta da clarividência, estando muitas vezes associada ao feminino, a longevidade, sabedoria e a proteção. 

Every salvia is a sage, but not all sages are salvias.

0 comentários: