header-photo

Yin e Yang


O yin e o yang. Como havia dito antes o Tao se desdobra em duas forças. Os chineses por muito tempo descreveram essas forças como duas arvores, uma do sol e outra da lua, que cresciam sobre o Rio Fantasma do Submundo. Bem parecido com o simbolo dos Pilares, não é?

Com a evolução do pensamento filosófico essas forças começaram a ganhar as seguintes características:

YIN: O norte. O lado sombrio, o inverno e o poder feminino. É tudo que é obscuro, frio e passivo. Esta relacionado as sombras e aos mortos. É tudo que é interno e significa cobrir, acalmar, estabilizar, proteger, apoiar.  É oque esta abaixo ou todas as coisas que fluem para baixo, para o centro.

YANG: O sul. O lado brilhante, o verão e o poder masculino. É tudo que é positivo, quente, ativo, leve e agressivo. É tudo que esta externo e significa inspirar, motivar. É oque esta acima ou todas as coisas que estão em movimento ascendente.

Estas duas forças são opostos complementares interdependentes que tem uma relação cíclica. O Yin e o Yang estão sempre conectados. Cada uma das forças tem o potencial para se tornar a outra em um movimento de mutação constante. Esta dança esta sempre em equilíbrio dinâmico no qual um só existe graças ao outro. 

É interessante como as diferentes visões sobre a unidade que é fruto da interação das dualidades é refletido. Varias filosofias e religiões tem conceitos parecidos, e o segredo parece estar não no certo e no errado, no bom e no mau e sim no fluxo natural dessas representações da dualidade. A unica verdade parece ser o aprendizado e a experiencia que é acumulada no eterno vai e vem dessas energias cósmicas. 

Equilibrio é a chave.



0 comentários: