header-photo

O Trevo e o numero 4

O trevo-de-quatro-folhas é o símbolo mais tradicional de boa sorte. Rez a lenda, que a raridade de um trevo-de-quatro-folhas o transformou em um poderoso amuleto. Os druidas acreditavam que quem possuísse um trevo-de-quatro-folhas poderia absorver os poderes da floresta trazendo muita sorte e prosperidade. Ainda segundo a lenda, para que se tenha sorte com o trevo-de-quatro-folhas, é preciso achar-lo ou ganhá-lo de presente e depois presentear três pessoas. 

O número de folhas representa um ciclo competo, como os 4 pontos cardeais, as 4 estações, as 4 fases da lua ou os 4 elementos da natureza, as 4 forças naturais da mente (intuição, razão, memoria e imaginação), as 4 idades do homem (infancia, adolescencia, maturidade e velhice).
O numero 4 na geometria é muito importante. Apartir de quatro pontos podemos fazer a primeira forma geometrica espacial, o tetraedro. O interessante é que todos os quaternarios estão ligados ao plano material, sendo raro observar o numero quatro envolvido com com ideias abstratas e ou filosoficas. Raro, mas não impossivel. As quatro nobres verdades de Buda, as quatro partes de um segredo da esfinge (Saber, Ousar, Fazer e Calar), os quatro objetos do poder (prosperidade, renome, poder e amizade) são exemplos disto.


0 comentários: