header-photo

Plantas de Poder

"Eis que vos dou toda a erva que dá semente sobre a Terra e todas as árvores frutíferas, contendo em sí mesmas a sua semente, para que vos sirva de alimento" 
Genesis 1,29

Esse não é o meu foco mas o assunto é muito bacana. Comecei a me aprofundar depois de ler a "Erva do Diabo" de Carlos Castaneda. Depois de Castaneda a lista de autores começou a crescer. Derrepente vi minha estante e meu HD cheio de livros sobre etnobotanicos. 

Se formos reparar a natureza nos deu uma farmácia completa. Algumas plantas nos alimentam, outras no perfumam, outras nos acalmam pela sua beleza. Todas conectadas com o ritmo natural do planeta, criando sistemas de troca para perpetuar a vida. Esse sistema de troca é um dispositivo da evolução. Porém, algumas plantas vão mais longe e são capazes de alterar a nossa consciência, levando-nos a mundos diferentes, reconectando-nos com os nossos ancestrais e abrindo nossos olhos para novos paradigmas.

O uso de Plantas Sagradas faz parte da experiência humana há milênios. Segundo Terence McKenna foram as plantas que nos deram o impulso quântico para a mudança de consciência que nos tornou seres pensantes. Mas não somente na literatura cientifica vemos sitação destas plantas. A utilização destas plantas pode ser vista na vasta literatura védica. Sabe-se que a casta de sacerdotes védicos se utilizavam o misteriosa bebida chamada Soma para entrar em contato com o Reino Celestial. Na biblia temos o caso do sabio Rei Salomão, que era mestre no conhecimento de diversos assuntos, entre eles, o uso de uma planta detestada pelas autoridades de hoje em dia. 

Falando nisso...Esse assunto é cheio de tabus. 

Mas o uso de plantas para alterar a consciência não é uma coisa distante da nossa realidade. Existem as plantas que em certas culturas que são aceitas, enquanto outras são abolidas. Tudo como uma questão de referencia. A sociedade pós-moderna esta interessada na produção, portanto, café e tabaco são os queridinhos enquanto outras plantas capazes de distrair ou mudar o nosso foco são tidas como ameaças.

No mais alto grau da hierarquia desta plantas que caminham junto com a humanidade estão as Plantas de Poder. Algumas plantas tem o poder de nos transportar para mundos sagrados. Estas plantas sagradas são ingeridas em rituais e obedecem a preceito mágico-religiosos. Hoje existem vários grupos religiosos que utilizam estas plantas, como sacramento de seus rituais. Sendo até reconhecidos pelo Estado. A Igreja Nativa Americana tem permissão para usar o Peiote em suas cerimonias; No Catimbó, existe a presença da Jurema; Os Rastafaris são reconhecidos pelo uso extensivo da Ganja. 

As Plantas de Poder aumentam a percepção da realidade e transportam o praticante para outras camadas vibracionais ou dimensões. Não é raro o relato de pessoas que tem visões, canalizam mensagens,  recebem soluções para seus problemas, se conectam aos seus medos e traumas como uma maneira de vencer-los, tem acesso ao inconsciente coletivo e viajam astralmente.
 
É importante lembrar que as Plantas de Poder só trazem resultados benéficos quando utilizadas dentro de um contexto espiritual. Consagradas em rituais e preparadas de forma correta. Afinal existem tradições milenares que dão respaldo ao seu uso.




0 comentários: