header-photo

O Tarô e os Arquétipos

Primeira coisa. Esqueça tudo que você sabe, ou pensa saber sobre o Tarô! Esqueça s esteriotipos de ciganas com bolas de cristal, do bordão "venha conhecer o passado, presente e o futuro" e todas essas brincadeiras. O Tarô é uma coleção de 78 figuras apresentadas na forma de um baralho de cartas. Ele é dividido em três sessões: os Arcanos Maiores, os Arcanos Menores e as Cartas da Realeza. Os Arcanos Menores e as Cartas da Realeza são basicamente os mesmos que as cartas de um baralho moderno comum. As origens do jogo foram perdidas no tempo. Alguns dizem que o Tarô nasceu no egito antigo outras fontes dizem que foi uma brincadeira inventada para distrair a aristocracia. Umas pessoas dão valor outras criticam essa ferramenta sem conhecer os segredos dela. Seja como for, o Tarô foi material de estudo de Jung, o pai da psicologia humanista, que nele encontrou simbolos essenciais da natureza humana.
Os Arcanos Maiores consistem de 22 cartas que representam os 22 arquétipos maiores. Eles são chamados de Maiores porque são os arquétipos que estão contidos no inconsciente coletivo da humanidade.

Os Arcanos Menores totalizam 40 cartas que mostram as várias maneiras como os 22 arquétipos dos Arcanos Maiores são experimentados na vida cotidiana. Jung acreditava que os arquétipos tendiam à manifestação. Sendo assim, pode-se dizer que os Arcanos Menores são os Maiores se manifestando no plano físico, ou que a consciência universal está se demonstrando na consciência individual.

Para Jung os arquetipos são:

"Os conteúdos do inconsciente coletivo são conhecidos como arquétipos (...)
essa parte do inconsciente não é individual mas universal; em contraste com a
psique pessoal, ela possui conteúdos e modelos de comportamento que são
mais ou menos iguais em todos os lugares e em todos os indivíduos... O
arquétipo é essencialmente um conteúdo inconsciente que é alterado ao
tornar-se consciente e ao ser percebido, e assume sua cor a partir da
consciéncia individual na qual por acaso aparece."

Jung não foi o unico a perceber que o Tarô esconde os segredos da natureza humana. A Ordem Hermetica da Golden Dawn descreveu no inicio do Século XX que as cartas da realeza correspondem exatamente aos 16 tipos de personalidade que mais tarde iriam ser cientificamente explorados e categorizados nos teste psicologicos ITMB. Estes dezesseis tipos de personalidade derivam de 4 funções junguianas: memoria, emoção, razão e intuição. Quatro funções exatamente como o numero de naipes dentro de um baralho.

Muito interessante,não?

0 comentários: