header-photo

Jyotish e o Sol

Embora tenha o maximo respeito, ainda não sou sou um devoto e não entrei de cabeça no mundo indiano. Minha natureza vive mudando constantemente entre o cético e o crente. Meio que como naquele ditado, ‘não creio nas bruxas, mas que eleas existem, existem”. Na verdade escrevo como um curioso que aos pouco foi descobrindo os nuances da mitologia hindu. Por isso agradeço a todos que me ajudaram a ver as belas cores que os indianos observaram e sentiram a realidade a sua volta. 

Nos Vedas , todas as formas da manisfestação são divinas. Tudo que ja foi criado ou foi extinto, perceptivel ou não, fazem parte do grande jogo da força que rege o universo que nos chamamos de Deus/Grande Arquiteto/Deusa/Energia/etc...

 As virtudes e qualidades de Deus estão acima da nossa compreenção, por isso só podemos entender-lo com com os olhos que não veêm. Com os olhos do coração. Por essa discrepancia costumamos ver, facilitando ou não a nossa vida, essa força como um idolo, um fenomeno natural como a chuva, o sol, o trovão, uma planta a até mesmo uma pedra. No entanto, na antiguidade varios povos criaram sistema s complexos de adoração com panteões e mitos completos que exploravam todos os aspectos da criação e até nossos arquetipos.

No Jyotsh, assim como na astrologia ocidental, entender a natureza destes deuses é entender os mecanismos e engrenagens deste muno ilusorio. Cada semi-deus pode ter um realacionamento positivo, neutro ou não auspicioso entre si. Como estou estudando Jyotish vou descrever um pouco sobre cada semi-deus começando pelo Sol ou como ele é chamado...

Surya

O Sol, Segundo os Vedas, é o pai de todos os fenômenos existentes no sistema solar. Entre os grahas de longe é o mais importante, em outras palavras a alma do negocio. Surya é criador radiante do dia, ele é a fonte eterna do alimento, da luz, da vida, do bem estar e do conhecimento. Ele é o filho de Aditi (Espaço), a Mãe de muitos semi-deuses e é esposo de Sañjñā (Consciência Espiritual). 

Os seus devotos dizem que Surya foi o primeiro esbolço da triade divina. Ele tem em si os aspectos da força criativa, a força preservadora e a força destrutiva. Sua presença afasta os pesadelos e os espiritos malignos.

Surya dirige uma carro com sete cavalos... o famoso numero sete. Ele é considerado a a alma de Kala Purusha (Kala significa tempo e Purusha é igual ao ser. Logo o ser que liga o tempo). O sol represenata o principio masculino ou do pai. 

Sua cor é o vermelho-sangue e é o senhor da direção Leste. Surya rege o signo de Leão do zodiaco; esta exaltado em Áries, debilitado em Libra e em exilio em Aquario. A Lua, Marte e Jupiter são seus amigos naturais, e Venus, Saturno, Rahu e Ketu seus inimigos naturais. Mercurio é neutro. Os nakshatras Kritika, Utta Phalguni e Uttrakhad são regidos pelo Sol.

O Sol nos proporciona não apenas vitalidade como tambem poder de resistencia e imunidade. Ele é responsavel pela nossa constituição fisica, força vital, força de vontade, intelecto, inbteligencia, prosperidade, sucesso em assuntos mundanos, riqueza, jovialidade, boa sorte, sabedoria, ambição e fama. 

Jejuar aos domingos favorece a amizade do Sol. Sua pedra preciosa é o Rubi. Quando o sol esta debilitado, exilado ou afligido por planetas maléfico é bom usar um rubi de boa qualidade.



0 comentários: