header-photo

A mente inquieta é danosa

Coisas que recebo no meu email....

 
• A mente é como um macaquinho que tomou cachaça, foi picado por um escorpião e se lhe ateou fogo no rabo – afirma a sabedoria oriental.

• A mente gera os problemas psicológicos: o medo infundado, a tristeza, o ciúme, o ódio, a raiva etc. Não fosse o fluxo de pensamentos desordenados, não haveria emoções aflitivas; a mente estaria em paz.

• A mente cria desejos de todo tipo.

• O ser humano está praticamente hipnotizado pelas idéias e imagens que em rápida sucessão e de forma automática desfilam em sua mente. Não estranha que a mente tenha sido chamada de “fábrica de imagens”.

• A atividade de pensar chegou a ser um vício que o homem adquiriu e que utiliza automaticamente, mesmo quando não é necessário, inclusive quando o prejudica. Não cessa, não pára nunca, não pode freá-lo, perdeu seu domínio e está, o homem todo, à sua mercê.

• A mente pode curar ou matar. A mente é mais perigosa que uma cobra venenosa, uma fera ou um salteador - disse Buda.

• A mente tagarela impede de você estar no aqui e agora: Você está onde seu pensamento está. É tendência da mente ficar remoendo fatos do passado ou se projetar para o futuro, imaginando coisas e situações. Assim é, porque assim foi habituada.

• Quando nos identificamos com as fantasias da mente, entramos numa espécie de sono hipnótico. A identificação com a mente é tão profunda que, como consequência, a hipótese de parar de pensar é como deixar de existir! É aterrorizante!.

• A mente é a observação poluída do passado, repleto de conhecimentos, idéias, julgamentos, silogismos, racionalizações, comparações.

• A diversidade de pensamentos que assaltam a mente é tão grande que se a cabeça tivesse que acompanhá-los ficaria muito pouco tempo grudada no corpo. Você já percebeu a quantidade de pensamentos imprestáveis que surgem constantemente em sua cabeça? Eles ficam poluindo sua mente.

• A mente tece a teia de pensamentos na qual se acha enredada.

• Princípio Zen: “A mente insana não pára; se ela parar, acontece a Iluminação.” O obstáculo maior para se alcançar a Consciência Suprema são as impurezas e as turbulências de nossa mente inferior. A oportunidade de uma superconsciência está na quietude da mente.

 

Inconvenientes de uma mente descontrolada

 

- Gera problemas psicológicos.

- Gera tensões (estresse) e consequentes distúrbios orgânicos.

- Despende (gasta) energias vitais em demasia.

- Induz a distrações e esquecimentos.

- Dificulta a concentração na atividade do momento.

- Provoca a divisão do Ser (conflitos).

- Impede de se ver a Realidade tal como é.

- Atravanca o desenvolvimento de uma superconsciência.

 

Controle objetivo da mente

 

Para que a mente não siga seus caprichos, vemos a clara necessidade de um Controle Objetivo da Mente, realizado de duas formas simultâneas: 

- Aquietar a mente através de técnicas de meditação (adequadas a cada praticante) e

- Identificar e controlar os fatores que tornam a mente tão agitada.

0 comentários: