header-photo

O Tao

O Tao é o termo mais importante no pensamento oriental. É composto pelos diagramas de cabeça e andar, que representam o o primeiro movimento. O Tao, é ao mesmo tempo, o caminho, o caminhante e o ato de caminhar. É o processo continuo do Real, é a Matrix,  é um principio universal que esta alem da nossa consciência racional. Seus princípios nunca poderiam ser expressos corretamente em palavras. Palavras sempre iriam criar dicotomias enquanto o Tao é sempre a unidade. 

Embora o Tao não possa ser definido, seus princípios podem ser observados e seguidos para o retorno do homem para um um estado de consciência e vida plena. A virtude, chamada "Te", está em perceber a inevitabilidade de tentar entender ou controlar o Tao. O chamado agir não agindo. Isto se dá porque o Caminho se desdobra em torno de Dois Poderes.

"O caminho gera o Um; o Um gera o Dois; o Dois gera o Três; o Três (a interação entre o Um e o Dois), gera as miríades de Seres."

Este é o conceito por trás do Yin e Yang. E por causa dele é impossível controlar o Caminho. Toda a interação entre estes Dois Poderes, toda a ação, vai gerar uma reação que, naturalmente, é uma manifestação do próprio Tao.

Os meios para reintegrar o ser ao Tao englobam as artes, a lei e o caminho. Através das artes o individuo restaura o equilíbrio de suas energias. A lei é um conjunto de métodos misticos e alquímicos que organizam a lei interior e exterior pela força espiritual. E o caminho é a meditação. 

0 comentários: