header-photo

A meditação em movimento

A massagem Sagrada Budista nasceu a cerca de 2500 anos. O seu fundador, Shivaga Komar Bhuca (risos. nesse ponto eu ainda me confundo. Ele é chamado de diferentes nomes dependendo da língua ou dialeto. Entre eles: Shivagakomarpaj, Jivaka e Shivago) era um médico-santo da ordem Teravedica de Monges Budistas. Ele desenvolveu a massagem Sagrada Budista e outras praticas com base em ervas medicinais. Shivago era um reconhecido medico da corte indiana e é associado historicamente com o Buddha e seus discípulos.
Os monges da sua ordem viajaram da Índia para o Sri Lanka, Laos, Camboja, Siam (Tailandia) e Burma e levaram consigo o conhecimento da tradição da Massagem Sagrada Budista, que aos poucos foi ganhando modificações locais e hoje é conhecida mundialmente como a Massagem Thai. O objetivo da massagem na época, alem de veiculo para a cura, era ser um facilitador para meditações profundas. É só imaginar os antigos yogis indianos, que costumavam ficar dias na mesma posição. A massagem era uma maneira de estimular as articulações entre outras coisas.

Com o tempo, os monastérios e os templos se tornaram centros de busca espiritual e cura. A tradição que era oral até então, passou a ser codificada em folhas de coqueiro.
Quando a capital da Tailandia foi invadida e destruída pelos exércitos da Burma em 1767, a maioria destes "tomos" foram destruídos. Em 1832, o Rei Rama III ordenou que a tradição, ou oque restou dela, fosse transcrita para pedra. Hoje, as tabletas descrevendo as linhas de energia (Sen) ainda podem ser vistas no Templo Wat Po em Bangkok.

0 comentários: