header-photo

Muladhara (Chakra Base, Raiz)



Este é o primeiro Centro Yogi de Consciência do nosso corpo. O Muladhara encontra-se na base da espinha, na região do perineo. A palavra Muladhara vem do sanscrito, nmula significa raiz e adhara significa base. Seu elemento é a Terra. A sua função é manter o corpo vivo eenergizado. Esta ligado a energia física, e principalmente a sobrevivência, segurança pessoal e autopreservação. É a Energia da Kundalini que desperta este chakra, simbolicamente a serpente se encontra adormecida e enrolada neste Chakra. Através de mantras e exercícios respiratórios aumentamos o potencial vibratório do Muladhara. A técnica é puxar o gatilho do perineo enquanto inspiramos, imaginando o Prana que vem da terra subindo pelo Chakra Raiz até o topo da cabeça.

O Muladhara é descrito tendo quatro pétalas que correspondem aos estados emocionais de grande alegria, prazer natural, contentamento em controlar as paixões e a benção advinda da concentração. Todas estas qualidades correspondem ao despertar divino no corpo físico. As mais desenvolvidas e sagradas formas de espiritualidade não rejeitam o corpo físico, mas o vêem como um veiculo de transmutação da alma.
O desenvolvimento do Chakra Raiz propicia potencia física, disposição, animo, senso de realidade, impulso para a ação e garra para atingir objetivos.

Desequilíbrios estão ligados a hiperatividade, agitação, inquietude, impaciência, agressividade, medo, dominação, ganancia, fraco instinto de auto preservação, apatia, preguiça, depressão, tendencias suicidas, etc...

Este chakra está ligado aos ovários e testículos que produzem os hormônios sexuais e às glândulas supra-renais que liberam a adrenalina. Quem se lembra das aulas de biologia sabe que em condições de extremo medo e perigo o indivíduo ganha uma pequena dose de adrenalina que é o suficiente para fazer atos físicos incríveis. Desenvolver este Chakra é desenvolver a habilidade da ação no plano físico.

0 comentários: